segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Seven shots, one long

Essa coisa de trabalhar em navio tem certas particularidades impossíveis de presenciar em qualquer outro lugar...

Aqui além das nossas atividades normais de trabalho também temos que fazer 1 milhão de treinamentos caso algo aconteça. Treinamos em caso de bomba a bordo, em caso de ataque de piratas, caso haja algum foco de incêndio e mais um montão de coisas, mas tudo isso é só para a tripulação, o único treinamento que os passageiros também fazem é um treinamento padrão e bem rapidinho explicando o que fazer em caso de Emegência Geral. Lá eles aprendem como utilizar o colete salva-vidas e também que, se caso ocorra esse tipo de emergência, eles ouvirão através dos alto falantes sete apitos curtos e um longo. Na verdade ninguém dá muita bola pra esse treinamento e costumam levar tudo na brincadeira... até que ele deixa de ser um treinamento...

Isso mesmo, hoje infeizmente passamos por isso.
Por volta de 4h30 da manhã os alto falantes anunciaram o que seria o iníco do pânico. Primeiro dois gritos vindos da ponte de comando anunciaram "Emergency, Emergency", ai pudemos sentir o navio dar uma balançar e em seguida ouviu-se pelos alto-falantes os benditos apitos: sete curtos e um longo.
Fiz como manda o procedimento: peguei roupas quentes, algum dinheiro, meu colete salva-vidas e corri pro meu posto de salvamento, onde lá sou responsável por contar os passageiros que chegam a garantir que eles fiquem seguros e não entrem em pânico. No caminho os corredores estavam alagados e com um monte de gente correndo pra todos os lados.
Passado algum tempo, enquanto eu fazia meu papel, conversei com um dos oficiais e fiquei sabendo que colidimos com um navio de carga e ainda não tinhamos notícias do tamanho do estrago, por enquanto deviamos curprir o procedimento e aguardar pra ver se deveriamos abandar ou não o navio.
Felizmente, pouco mais de 2 horas depois, o capitão anunciou através dos alto-falantes que, apesar de um certo dano no casco, não corriamos risco muito grande e que em alguns minutos poderiamos retornar as nossas cabines. =D
O alívio foi geral. Todos bateram palmas e abriram um belo sorriso.

Bom, gente, por enquanto não sei o que acontecerá com o navio e nem com nós, tripulantes, só sei que estamos todos bem e que passamos um dos maiores sustos das nossas vidas.

Se quiserem ver a foto cliquem aqui

Volto a escrever assim que eu tiver mais notícias.

Beijo a todos,
estou com saudades

5 comentários:

  1. Meu Amor, não sei mais o que devo fazer.

    Rezo todos os dia para Deus lhe proteger,e mesmo assim, com toda esta energia positiva sendo enviada(e não é só por mim), milhares de coisa lhe acontecem. E coisas, como esta descrita, que só com a lembrança dos perigos que passa, meus olhos tendem a lacrimejar.

    Conto os meses, dias, horas... Para te ter aqui ao meu lado novamente, onde eu possa ver que esta seguro e feliz.

    TE AMO MAIS QUE TUDO!!
    Evelyn.

    ResponderExcluir
  2. Maninho, aposto que não foi nada fácil pra vc passar por essa situação.

    Felizmente você está bem, e td não passou de um grande susto.

    Se cuida garoto..

    Abraços,

    Wallace

    ResponderExcluir
  3. Poxa Ti, que bom que tdudo terminou bem.
    Saudades de vc.
    Bjos...Cris

    ResponderExcluir
  4. Uau, essa é uma baita história para seus netos hein! Ainda bem que no final tudo acabou dando certo, e vai dar até o final dessa viagem!
    Aproveite bastante tudo aí, aventuras vão aparecer, mas o que seria da vida sem elas né?

    Beijo, se cuide!
    Carol.

    ResponderExcluir
  5. Caraca Ti.... que coisa heim..... ainda bem que tudo terminou bem.... sua mãe deve ter ficado em pânico quando você contou pra ela heim!!! Saudades
    Bjsu

    ResponderExcluir